Muita gente me pergunta sobre os algortmos do keyhole e como eu executo. Pois sempre falei que era diferente do que ensinei no tutorial.
No tutorial eu tentei não ensinar algoritmos, e deixar que vocês executassem as brincadeiras de ( R' L R L' ) e derivados da maneira que acharem melhor. Enfim, está ai as "fórmulas" que eu uso. Alguns notações tem giro do cubo, e eu não coloquei na formula, apenas expliquei abaixo, pois nem conheço as notações para girar o pyraminx.
PS: Há giros no pyra, que não altera certos lados. O R de antes, continua o mesmo R depois do giro. ( ex: 1 caso das edges ).
PS2: Isso era para ser parte do meu próximo video com dicas do keyhole. Mas o sesc/santos já está aí, e eu não poderei fazer o video antes. Então fica aí a dica, pra quem gostar e quiser melhorar certas execuções para o Sesc
Last Edge:
Caso 1 (cores diferentes):
( R' U' R U )
( R' L' R L ) *
* Edge na Face/Down e Hole no Back/Left.
Dou um giro no pyra quando faço o primeiro R'. Pode perceber que é a mesma coisa, só que o U vira L.
Caso 2 (cores iguais):
L ( U R U' R )
L ( L R L' R') *
* Edge na Face/Down e Hole no Back/Left
Dou um giro no pyra quando faço o segundo L. Pode perceber que é a mesma coisa, só que o U vira L.
PS: Depois do L, tem um giro no pyraminx. O que o faz ser diferente no próximo L.
Esse giro no pyra e essas observações em *, é para mudar a face do pyraminx. Executando corretamente sua face deve virar a LL.
Daí é só treinar as LL's de diversas posições ( principalmente as duas mais simples ) e emendar na execução do last-edge.
Last Layer:
3-cycle CW:
( R' L R L' ) ( L' U L U' )
( R' L R ) L ( U L U' )
( R' L R ) Rw2' ( R L' R )
3-cycle CCW:
( L R' L' R ) ( R U' R' U )
( L R' L' ) R' ( U' R' U )
( L R' L' ) Lw2 ( L' R' L)
Swap 2:
( L R' L' R ) ( U' R U R')
( L R' L' ) Lw ( L' R L R' )
Editado por FelipeCruz, 25 junho 2012 - 11:13 .