Mentir
Postado 12 junho 2012 - 01:51
É necessário às vezes? A verdade é sempre melhor? Se puderem dar exemplos de situações que consideram mentir uma boa opção...
Postado 12 junho 2012 - 09:13
Avg of 5: 35.xx
Postado 12 junho 2012 - 10:52
Editado por uomini, 24 janeiro 2013 - 21:57 .
Postado 12 junho 2012 - 12:51
Veja como salvar seu filho: http://d3uwin5q170wp...151428_460s.jpg
Postado 12 junho 2012 - 17:56
Depende muito da ocasião. Até mesmo uma festa surpresa precisa de mentiras para ser realizada...
Não precisa não. Você pode até precisar omitir alguma coisa, mas mentir não precisa, mesmo. De repente você pode até induzir uma pessoa a acreditar em algo, e mesmo para isso você não precisa mentir.
Apesar de que nesse caso inclusive, a mentira é mais inocente, porque é algo que com certeza será revelado em um determinado prazo, até pela própria pessoa que mentiu. Mesmo assim é errado, porque mentir é mentir, é errado... mentir é enganar.
Na minha opinião, dizer que mentir é certo em alguns casos é como se dissesse que matar é certo em alguns casos. Se for pensar nisso, na cabeça do Hitler ele tava fazendo a coisa mais certa do mundo em matar não sei quantas pessoas, porque para ele o mundo teria que ficar livre daquelas pessoas para ser um mundo melhor. Mas todos repudiam o que ele fez, independente de tentar entender a mente dele, simplesmente porque matar é errado.
Por exemplo, se você chegou numa situação onde um delinquente te atacou e se você não matá-lo, você vai morrer. Você vai lá e não tem escolha e acaba matando o cara. Foi certo? Claro que não, você tirou uma vida... Mas a lei te defende se você provar que foi atacado e corria risco de morrer por conta do ataque dessa pessoa. O que pode fazer disso até algo perdoável, mas de maneira nenhuma faz ser certo.
Edit:
respondendo ao comentário do Dechichi, acho que mesmo quando você não quer magoar alguém você não precisa mentir, você pode desconversar, dar uma resposta evasiva, mudar de assunto...
Concordo muito com o Renato, talvez isso faça até magoar alguém, mas isso caberia a cada pessoa escolher se é melhor ficar quieto ou falar a verdade, mas nunca mentir. E repetindo, tem sempre como você dar uma resposta agradável a pessoa, se você quiser, sem mentir.
Edit 2:
Quem discordar de mim, se pronuncie aí por favor. Sério, queria muito conseguir entender o outro lado da coisa de quem acha certo mentir em alguns casos.
Editado por Carlos de Alcântara, 12 junho 2012 - 18:02 .
Postado 14 junho 2012 - 16:17
O cara pode não querer ir a determinado lugar e, para não deixar o amigo chateado, inventa uma mentira bobinha. Uma alternativa seria dizer simplesmente "ah cara, não tô muito afim não". De modo algum seria arrogante. Esse tipo de resposta deixa claro que a pessoa não quer.
Mentira desse nível é aceitável, inclusive adquirimos essa ferramenta (boa saída, não é mesmo?) por meio do convívio social.
Porém tem gente que apela e mente em benefício próprio (ou então objetivando prejudicar alguém). Isso foge do meu conceito de moral. Esse tipo de mentira é suja, portanto digna de ser evitada ao máximo.
Editado por Davidson Lima, 14 junho 2012 - 16:21 .
Postado 14 junho 2012 - 18:52
Ontem mesmo rolou um exemplo, conversando com minha vó rolou assim "eu tô velha?", aí eu respondi "...que nem eu tava te falando, vó, cheia de energia para viajar assim..." e o papo continuou fluindo com ela de boa. Saca? Do mesmo jeito que muita gente veria como não sendo uma pergunta séria e não custa nada mentir dizendo que não acha velha, tem como "pular" a pergunta, se for conveniente. Tu pode até questionar: mas tu induziu ela acreditar que tu responderia "não tá velha", mas considero isso diferente de realmente chegar a dizer. Por que se fosse uma pergunta cuja resposta realmente faria alguma diferença na vida dela, ela perguntaria de novo de uma forma mais determinante tipo "sim ou não?", e nesse caso inclusive seria importante (principalmente para ela) ser sincero, e da mesma forma você não precisa dizer "tá velha sim, sua dinossaura!", dá para ser indireto e verdadeiro ao mesmo tempo, tipo "ah, é claro que não dá para ir jogar vôlei como antigamente, mas não quer dizer que não dá para aproveitar a vida com a mesma intensidade....."
Saca? No começo pode ser meio complicado de pensar nessas coisas, mas com o tempo entra no automático. E é fera, porque por um lado tu nunca vai ser desmentido e nem enganar ninguém, pelo outro as pessoas tendem a simpatizar com você pelo que você fala.
Postado 16 junho 2012 - 17:19
Edit 2:
... Sério, queria muito conseguir entender o outro lado da coisa de quem acha certo mentir em alguns casos.
Pergunte isso a um político !!! Eles vão te encher de boas razões para mentir.
As vezes acho que a política é a arte de saber mentir.
Eu pessoalmente prefiro omitir a mentir. Melhor ficar quieto do que tentar enganar uma pessoa.
Convite--->Visite meu site sobre adesivos.
Postado 16 junho 2012 - 20:39
Resolvi aproveitar o fórum porque apesar dos políticos tenderem a ser profissionais nisso, várias pessoas "normais" já acham mentir aceitável e até necessário.
Pessoal acha que mentir é de boa porque para todo lado tem gente mentindo, eu acho errado em qualquer situação e inclusive que a vida de cada pessoa tende a melhorar quando ela vai parando de contar mentiras (tô falando até de mentiras bobas mesmo, que são as mais comuns entre pessoas que convivemos).
Uma pergunta para refletir: já viram algum caso onde uma pessoa chegou para outra e agradeceu por outra ter mentido?
Edit:
Acho que eu vou acabar fazendo um monólogo aqui, porque quem mente acho que até tende a não querer entrar muito na discussão por receio de pegar mal, já que há um consenso sobre mentir ser feio (que não nasceu à toa e tal).
Editado por Carlos de Alcântara, 16 junho 2012 - 20:47 .
Postado 26 junho 2012 - 14:58
Vou citar um exemplo absurdo para ilustrar:
Seu melhor amigo está jurado de morte e o inimigo dele foi até você para perguntar onde seu melhor amigo está pois ele deseja matá-lo. Você sabe onde ele está, mas diz que não sabe, afinal não quer que seu amigo morra. Aí você me diz, eu posso dizer que sei mas não vou falar, neste caso há um grande risco de você também morrer. Enfim, apenas como exemplo absurdo de que em alguns casos a mentira é melhor que a verdade, causa menos danos, é mais aceitável.
Eu não acredito em Deus, mas há várias passagens na Bíblia que dão a entender que Deus nos julga por nossas intenções, não por nossos atos, nos julga pelo nosso coração, pelos motivos que temos.
Não existe certo ou errado, cada pessoa acha que algo é certo e que outro algo é errado, o importante é a pessoa estar em dia com sua consciência, se ela acha que algo é errado e ainda assim faz, sua consciência pesa, se ela acha que está agindo corretamente, não.
Carlos, você citou que matar para salvar a própria vida é errado, será mesmo? Se a única maneira de sobreviver for matando aquele que está quase lhe matando você estarrá errado ao matá-lo? Eu não concordo com isso não. A vida é o bem mais precioso que temos, deixar-se assassinar por um dogma moral não me parece a coisa mais sensata a ser feita, ou viver com remorso por ter salvo a própria vida...
Carlos, como você disse, existe um certo consenso de que mentir é errado, na verdade nossa sociedade é extremamente preconceituosa e rotula as coisas de forma bitolada. Em todo caso, para se concluir algo é necessário analisar o contexto, a experiência mostra que analisar as coisas sem ver o contexto leva ao engano em muitos casos.
Só pra resumir: Para mim mentir é aceitável quando o motivo é positivo.
Editado por Leonardho Lucena, 26 junho 2012 - 15:00 .
Início: Dezembro/2011
Cubos - Nível - Método:
Recordes:
atualizado até 31/01/2013
Postado 26 junho 2012 - 19:05
Eu falei lá que matar é errado, e continuo achando isso. Mas não quer dizer que eu não mataria se caísse numa situação onde eu julgasse que a única saída era "matar ou morrer". Beleza, matei, mas foi errado. Só que seria moralmente aceitável para mim (e para a lei, que perdoa nesse caso), por ter julgado que era matar ou morrer naquele momento, portanto sendo legítima defesa. Consegui me expressar bem?
Tipo, se você estabelece que "matar é certo em alguns casos", você abre para que cada um tenha sua própria visão de quando matar é certo, e teoricamente teria que perdoar todo mundo que mata, porque na cabeça da pessoa (supondo que ela está em sã consciência - sem uso de drogas ou coisas assim), aquilo era certo naquele momento. Aí o que acontece é que a pessoa que mata por legítima defesa, tem a consciência tranquila e se dispõe a enfrentar quem vier questionar a atitude dela, pois para ela, estar viva e passando por acusações, ela considerou melhor do que morrer naquela situação.
(Tô achando achando até difícil desenvolver sobre o assunto, mas o legal da discussão é que a gente vai definindo os pontos aos poucos)
Essa situação de considerar que matar é certo ou não é uma situação bem extrema. Falar sobre mentir ou não eu acho que vai na mesma linha, só que em situações mais corriqueiras.
Essa mentira que você falou sobre seu amigo morrer ou não, nem sei se é muito válida para a gente avaliar. Porque provavelmente se os caras te pegaram e sabem que você é amigo do cara que querem matar, eles não vão aceitar um "não sei" ou alguma outra mentira. Até parece que desistiriam tão fácil, né? Mesmo que você minta, se os caras já te capturaram, é tão mais fácil eles continuarem com você preso e indo atrás da informação que você deu e vendo que você mentiu. E aí, como fica? Tu vai se lascar bonito na mão dos caras. OBS: Não estou entrando no mérito de falar se entregaria o amigo ou não, isso daria uma outra discussão.
Guest_amo cintia_*
Postado 03 julho 2012 - 02:31
As veses , a mentira bem intencionado, é melhor do que a verdade.
Postado 03 julho 2012 - 03:11
As vezes, a mentira é melhor. Por exemplo, o meu avô morreu dois meses antes, naquele tempo eu preparei o exame importante, o pai diz que todo mundo está bem. Mas quando eu voltei para casa uma semada depois, ele me diga que o meu avô morreu.
As veses , a mentira bem intencionado, é melhor do que a verdade.
Eu não entendi muito bem, mas acho que peguei a ideia. Você estava viajando e seu pai preferiu não te contar sobre seu avô antes que você voltasse de viagem. Foi isso?
Olha, como eu não sou próximo de vocês eu não consigo analisar a situação como um todo, mas vou supor um cenário a partir do que você contou:
Assim que você voltou de viagem suas férias teriam terminado, então você voltaria a estudar ou trabalhar, e talvez não teve um bom rendimento porque ainda estava impactado pela notícia que acabou de receber. Enquanto se você tivesse ficado sabendo enquanto estava viajando, de repente conseguiria se distrair melhor e aceitar a perda por estar num lugar diferente e com várias coisas para ver. Consequentemente, quando voltasse para casa e para trabalho/estudo, já estaria mais tranquilo e continuaria sua vida com um impacto menor do que o que pode ter sido por receber a notícia quando recebeu. Sem contar que na sua próxima viagem, quando você perguntar se está tudo bem, a resposta do seu pai não vai valer de nada, já que ele pode estar mentindo ou não e você sabe que não pode mais confiar nessa resposta que ele deu, e você ainda pode ficar incomodado durante a viagem com essa dúvida. O que acha?
--------------
Edit:
Outra coisa é que se, se fosse comigo e tivessem me contado durante a viagem, eu procuraria pelo menos estar presente mesmo que por um pouquinho e por telefone, ajudando a reconfortar meus parentes que estão sofrendo com a perda ou pelo menos dividindo o sofrimento nesse momento que é o mais importante haver a união de todos.
-------------
É claro que a gente tende a associar as coisas que aconteceram como sendo as melhores possíveis, porque é algo reconfortante já que nada pode ser mudado, mas talvez caiba tentar pensar pelo outro lado, que não necessariamente seria pior.
Editado por Carlos de Alcântara, 03 julho 2012 - 03:22 .
Postado 03 julho 2012 - 09:18
Tipo, se você estabelece que "matar é certo em alguns casos", você abre para que cada um tenha sua própria visão de quando matar é certo, e teoricamente teria que perdoar todo mundo que mata, porque na cabeça da pessoa (supondo que ela está em sã consciência - sem uso de drogas ou coisas assim), aquilo era certo naquele momento. Aí o que acontece é que a pessoa que mata por legítima defesa, tem a consciência tranquila e se dispõe a enfrentar quem vier questionar a atitude dela, pois para ela, estar viva e passando por acusações, ela considerou melhor do que morrer naquela situação.
Eu não disse que matar é certo, na verdade eu disse que pra mim não existe certo ou errado, mas enfim. É para que a ordem seja mantida com certa razoabilidade que as sociedades definem naturalmente uma moral comum a qual deve ser obedecida por todos sob a forma de legislação. Eu discordo de várias leis, por exemplo, é crime andar pelado na rua mesmo que isso devesse ser a coisa mais natural do mundo, mas não saio pelado só pra provar que a lei não faz sentido pois a moral de nossa sociedade condena esse tipo de atitude e pune na forma da lei.
Início: Dezembro/2011
Cubos - Nível - Método:
Recordes:
atualizado até 31/01/2013
Postado 03 julho 2012 - 13:34
Um adendo que queria fazer aqui. Estou apresentando defesas para quem diz que mentir é aceitável e dando um exemplo, mas não cheguei a falar muito sobre os benefícios de falar a verdade em si. Um deles que acho muito interessante é que faz você amadurecer, porque se você pensa em não mentir nunca, suas atitudes tendem a ser diferentes, você vai passar a fazer mais as coisas certas, e poderia falar milhões de benefícios de fazer o que é certo, sem contar a paz de espírito (relacionada a nunca ser confrontado por ter mentido) que sozinha já valeria a pena.
0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)